Educação socioemocional: a importância do desenvolvimento de habilidades socioemocionais nas escolas

Autores

  • Luana De Souza Macedo
  • Maria Eniana Araújo Gomes Pacheco

Resumo

Introdução: Este resumo destaca a importância da educação voltada para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais nas escolas. Essas habilidades, incluem: empatia; resolução de conflitos; comunicação interpessoal; tomada de decisão; autoconhecimento; autocontrole e motivação intrapessoal. Também conhecidas como inteligência emocional, desempenham um papel fundamental no crescimento pessoal dos indivíduos, influenciando seu sucesso em diversas áreas da vida, incluindo o ambiente escolar, familiar e comunitário. Além disso, aborda a variedade de termos usados para descrever essas habilidades, como habilidades do século XXI, educação de caráter e habilidades não cognitivas, transcendem esse limite. O estudo analisa a conexão entre habilidades socioemocionais e o processo de ensino, reconhecendo que a aprendizagem envolve mais do que apenas aspectos intelectuais. Compreender como essas habilidades impactam o desempenho acadêmico e o futuro dos alunos é crucial para aprimorar a qualidade da educação, desempenhando um papel transformador. O objetivo principal é desenvolver abordagens que promovam o crescimento das habilidades emocionais e sociais, contribuindo para uma educação de alta qualidade. Objetivos Gerais: Enfatizar a relevância das competências socioemocionais no contexto educacional e ilustrar como aprimorar essas competências pode aperfeiçoar o desempenho escolar quanto o futuro dos estudantes, promovendo, de certa forma, uma educação superior, de maior qualidade. Objetivos Específicos: Destacar a conexão entre o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e o desempenho acadêmico, demonstrando como o aprimoramento dessas habilidades pode contribuir para um ambiente escolar mais eficaz e preparar os alunos para enfrentar os desafios da vida com sucesso. Metodologia: A metodologia aplicada integra o estudo de fontes literárias, apuramento de informações necessárias, elaboração de conteúdo e de argumentos, apanhado final, revisando minuciosamente para que seja garantido compreensão e credibilidade. Resultados e discussão: O estudo investigou como as habilidades socioemocionais dispõe de eficácia no que diz respeito à performance dos alunos, levando em consideração o progresso pessoal, mostrando a importância de interligar as habilidades socioemocionais ao currículo acadêmico. Não considerando apenas os resultados acadêmicos tradicionais, assim adentrando de forma mais profunda. Considerações finais: Certamente, a consolidação e o fortalecimento das habilidades socioemocionais não somente trazem melhorias na experiência educacional, bem como os proporciona aptidão de ambientar-se em circunstâncias distintas. Sendo assim, por sua vez, no contexto escolar, gerando-lhes um espaço produtivo, forte, sadio e possibilitando futuras experiências consequentes ao que lhes foi ofertado.

 

Publicado

2024-06-28