Podcast como ferramenta inovadora na comunicação em saúde: Relato de experiência

Autores

  • Charlineide Januário Silva
  • Êychela Freire Bezerra
  • Pablo Ferreira dos Santos
  • Jaianny Batista Romualdo
  • Mirian Anunciato Santana
  • João Paulo Xavier Silva

Resumo

Introdução: Na contemporaneidade, tem se intensificado no ensino superior a busca por meios digitais na construção do conhecimento dos acadêmicos nos cursos da saúde. Dentre as tecnologias disponíveis, a ferramenta audiovisual podcast tem tomado uma maior visibilidade a partir do isolamento social que aconteceu a partir de 2020 devido a pandemia de Covid19, onde se buscou alternativas para disseminar informações em diferentes contextos. Assim, o podcast conta com a gravação audiovisual com temática específica, tendo duração em média de 30 a 40 minutos. Na formação em saúde, assim como na enfermagem, possibilita um recurso adicional no processo ensino aprendizagem e na disseminação de conhecimentos. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem oriundas de atividade de Comunicação, da Liga Acadêmica em Promoção à Saúde (LAPS), com desenvolvimento de um podcast. Metodologia: O presente estudo corresponde à um relato de experiência de acadêmicos dos cursos de graduação bacharel em enfermagem e fisioterapia, do Centro Universitário Vale do Salgado, no município de Icó-Ceará, em uma atividade de comunicação, da Liga Acadêmica em Promoção à Saúde (LAPS), realizado em modalidade de gravação audiovisual no estilo Podcast, que teve início no semestre letivo 2023.2, com a primeira gravação na segunda metade do mês de agosto de 2023. Resultados e discussões: A atividade teve como convidado um professor dos cursos de graduação do Centro Universitário Vale do Salgado, para abordar a temática “Combate ao colesterol”. Com um agendamento prévio mediante disponibilidade do convidado e dos acadêmicos da liga. Durante a gravação do momento, o profissional explanou a importância da alimentação saudável com mudanças de hábitos e escolhas saudáveis, prática de exercícios físico para melhoramento do sistema cardiocirculatório, pontuando a importância da busca ao profissional de saúde para acompanhamento e seguir suas orientações, visando as boas práticas de promoção e educação em saúde. Foi um momento propício ao diálogo e esclarecimento de assuntos usuais na vida das pessoas e que reverberam diretamente na manutenção da saúde. Algumas questões norteadoras possibilitaram uma conversa leve e aprofundada sobre diversos temas correlatos. Outrossim, o podcast surge como uma ferramenta acessível para os acadêmicos e também para o meio social, com vários benefícios, como o acesso rápido e podendo ser visto a qualquer momento, facilitando a fixação dos assuntos discutidos e subsidiando o debate entre os que participam diretamente e aos que indiretamente são alcançados pela facilidade de acesso. Desta forma, o podcast é um canal de disseminação de conhecimentos, uma abordagem inovadora e precursora de informações, outorgando a promoção e prevenção em saúde sobre a temática abordada. Considerações finais: Portanto, o podcast é uma tecnologia extremamente útil no meio de comunicação acadêmico, possibilitando uma nova maneira dinâmica de aprendizado, com troca de informações potencializando assim o saber compartilhado na construção do conhecimento dos discentes e docentes. Salienta-se que a Liga Acadêmica de Promoção da Saúde intenciona diversas atividades de ensino, extensão e pesquisa, comprometendo-se a engajar os ligantes em experiências inovadoras, assim como ocorreu na atividade descrita neste trabalho. É reconhecida assim a potencialidade dessa proposta, na qual o desenvolvimento de mais momentos semelhantes traz excelentes resultados para os envolvidos.

 

 

Downloads

Publicado

2024-06-28