As principais dificuldades da criança autista em âmbito escolar: estratégias de enfrentamento
Resumo
Introdução: A escola é um ambiente rico para o desenvolvimento de crianças autistas, pois tem um grande potencial de estímulos, sejam eles de linguagem, motricidade, ensino e aprendizagem. Entretanto, o papel desta nunca foi claramente compreendida, já que existem barreiras no processo de comunicação entre profissionais e familiares que dificultam o processo de aprendizagem da criança, além de déficits na formação contínua de professores em sala. Foram analisados alguns fatores que tendem a contribuir para as dificuldades enfrentadas por algumas crianças dentro do espectro em esfera educacional, assim como os recorrentes problemas que são enfrentados para o benéfico processo de ensino e aprendizagem das mesmas, tendo em busca um melhor desenvolvimento da criança, podendo efetuar uma elaboração de materiais para o processo de aprendizagem e pontuando a importância de uma formação continuada para os responsáveis; devendo o psicólogo(a) através do conhecimento técnico, fundamentar estratégias de enfrentamento para os principais dificuldades vivenciadas por crianças autistas. Objetivo: Este estudo busca através da realização de pesquisa bibliográfica nas bases tecnologias da scielo e Google acadêmico, compreender o diálogo entre as partes envolvidas, sendo elas: o autista, a escola e seus membros, assim podendo ser caracterizados como a família. Metodologia: Nesta busca foi realizada a seleção através da investigação de assuntos envolvidos à “Dificuldades vivenciados por crianças autistas na escola”, como também a importância de uma boa relação entre a escola e a família, além das dificuldades vivenciadas com intuito de entender a real importância de uma rede de apoio devido às crenças impostas ao autismo. Resultados e discussões: Seguindo assim um caminho que leve aos motivos da criança com transtorno do espectro autista passar por dificuldades, no contexto educacional, devendo compreender as possíveis causas, para o fornecimento de intervenções adequadas e/ou manejos apropriados para ações corriqueiras, da escola. Tais achados são discutidos com intuito de promover uma reflexão sobre a temática em questão. A pesquisa destaca a importância de analisar os fatores que influenciam na formação e desenvolvimento contínuos de profissionais que possuem atuação voltada ao estímulo e construção educacional de crianças diagnosticadas com autismo, tendo em vista que muitos profissionais da rede pública e até mesmo privada não estão aptos a estarem em sala com a criança autista pelo fato de não buscarem um aperfeiçoamento, capacitação ou cursos que lhe forneçam as técnicas adequadas para realização de manejos de comportamentos, brincadeiras e atividades, desenvolvendo assim de forma correta a inclusão em ambiente escolar. A partir de materiais e pesquisas bibliográficas encontradas no Google Acadêmico e Scielo, mostrou-se a importância de manter o vínculo entre escola e família, já que a escola é um ambiente natural, repleto de momentos que tanto pode reforçar a criança como instigar a busca de ações comportamentais, vocais, sociais, que possam contribuir para os marcos do desenvolvimento do autista, além desse processo dá-se a compreensão que a escola e a família podem trabalhar em conjunto. Considerações finais: As principais dificuldades no âmbito escolar variam, incluindo desafios acadêmicos, falta de recursos, problemas comportamentais e desigualdades socioeconômicas. Estratégias de enfrentamento podem envolver o uso de métodos de ensino diferenciados, apoio psicossocial, capacitação de professores e promoção da inclusão para superar essas barreiras e proporcionar um ambiente educacional mais equitativo.
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