COVID-19 e a Psicologia Escolar: possibilidades e encalces na oferta do serviço antes e durante a pandemia

Autores

  • João Cândido Andrade Junior Psicólogo Escolar/Educacional da Secretaria de Educação e Cultura de Jaguaribe (CE)
  • Sandra Mary Duarte Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)
  • Ana Denize Vieira Queiroz Coordenadora da Saúde na APAE Iguatu

Resumo

O coronavírus mais especificamente a linhagem Sars-Cov-2 (Covid-19), está sendo um mal que aflige e assola todo o globo terrestre, adaptar-se a presença desse vírus nos dias atuais se torna uma questão de sobrevivência. Essa capacidade de adaptação não foi diferente na psicologia escolar, visto que a mesma enfrenta várias dificuldades tendo que se rearranjar na oferta de seu serviço.  Assim sendo, o presente estudo possui como objetivo compreender possibilidades e encalces da psicologia escolar em meio a pandemia do Covid-19. Este trabalho utiliza-se de uma revisão bibliográfica realizada por meio de pesquisa nas plataformas Scielo, BVS-Psi, Google acadêmico sobre Covid-19, Educação brasileira e Psicologia escolar. Dentre as principais medidas como uma busca de tentar recuperar e recompor o processo educacional, tem a adequação da BNCC a realidade dos alunos e de cada escola, dialogo democrático com alunos, funcionários e com as famílias, disponibilidade de mudança seja ela pessoal como metodológica, utilização de ferramentas digitais, articulação com entre as redes de cuidado (CAPS, UBS, CRAS, CREAS, dentre outras). Outra dúvida frequente encontrada nos estudos analisados, é sobre o fazer do psicólogo escolar/educacional, muitas pessoas ainda não conhecem e/ou acabam confundido com a psicologia clínica. A pandemia ocasionou inúmeros novos problemas, mas se observarmos alguns já se faziam presentes e persistente ao decorrer do tempo, e como uma bola de neve mostram o estrago da ineficiência de governantes que tem prioridades contrarias ao bem-estar em geral e acaba dificultando mais ainda na resolutividade dos problemas. Podemos constatar que a psicologia escolar ainda não é uma realidade presente na maioria das escolas em nosso pais, e apesar da lei 13.935/19 garantir a prestação do serviço da psicologia nas escolas, ainda falta boa vontade dos nossos governantes para que realmente se faça efetiva.

 Palavras-chave: Covid-19. Psicologia Escolar. Pandemia.

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Publicado

2024-04-20