Educação Socioemocional: a importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais nas escolas
Resumen
Introdução: Este resumo destaca a importância da educação voltada para o desenvolvimento
das habilidades socioemocionais nas escolas. Essas habilidades, incluem: empatia; resolução
de conflitos; comunicação interpessoal; tomada de decisão; autoconhecimento; autocontrole e
motivação intrapessoal. Também conhecidas como inteligência emocional, desempenham um
papel fundamental no crescimento pessoal dos indivíduos, influenciando seu sucesso em
diversas áreas da vida, incluindo o ambiente escolar, familiar e comunitário. Além disso,
aborda a variedade de termos usados para descrever essas habilidades, como habilidades do
século XXI, educação de caráter e habilidades não cognitivas, transcendem esse limite. O
estudo analisa a conexão entre habilidades socioemocionais e o processo de ensino,
reconhecendo que a aprendizagem envolve mais do que apenas aspectos intelectuais.
Compreender como essas habilidades impactam o desempenho acadêmico e o futuro dos
alunos é crucial para aprimorar a qualidade da educação, desempenhando um papel
transformador. O objetivo principal é desenvolver abordagens que promovam o crescimento
das habilidades emocionais e sociais, contribuindo para uma educação de alta qualidade.
Objetivos Gerais: Enfatizar a relevância das competências socioemocionais no contexto
educacional e ilustrar como aprimorar essas competências pode aperfeiçoar o desempenho
escolar quanto o futuro dos estudantes, promovendo, de certa forma, uma educação superior,
de maior qualidade. Objetivos Específicos: Destacar a conexão entre o desenvolvimento das
habilidades socioemocionais e o desempenho acadêmico, demonstrando como o
aprimoramento dessas habilidades pode contribuir para um ambiente escolar mais eficaz e
preparar os alunos para enfrentar os desafios da vida com sucesso. Metodologia: A
metodologia aplicada integra o estudo de fontes literárias, apuramento de informações
necessárias, elaboração de conteúdo e de argumentos, apanhado final, revisando
minuciosamente para que seja garantido compreensão e credibilidade. Resultados e
discussão: O estudo investigou como as habilidades socioemocionais dispõe de eficácia no
que diz respeito à performance dos alunos, levando em consideração o progresso pessoal,
mostrando a importância de interligar as habilidades socioemocionais ao currículo acadêmico. Não considerando apenas os resultados acadêmicos tradicionais, assim adentrando de forma mais profunda. Conclusão: Certamente, a consolidação e o fortalecimento das habilidades socioemocionais não somente traz melhorias na experiência educacional, bem como os
proporciona aptidão de ambientar-se em circunstâncias distintas. Sendo assim, por sua vez, no contexto escolar, gerando-lhes um espaço produtivo, forte, sadio e possibilitando futuras
experiências consequentes ao que lhes foi ofertado.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.