Importância do apoio psicossocial aos responsáveis de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista
Resumen
O estudo que segue buscou enfatizar o quão imprescindível se faz o suporte psicológico e social aos pais e/ou responsáveis pelas crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista - TEA, pensando na ampliação benéfica de bem-estar e melhoria na saúde pública das crianças e, em especial, de quem as acompanha diariamente em suas trajetórias. Mediante revisão bibliográfica, seguindo os preceitos da abordagem qualitativa, a pesquisa se embasou em artigos presentes nas bases de dados Literatura Latino-Americana em Ciências da saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), sendo estudadas apenas publicações posteriores ao ano de 2018 e tendo como descritores: autismo (AND) pais (AND) suporte (OR) intervenção. Foram coletados ao todo 103 artigos, sendo selecionados apenas 8, responsáveis por conter descritores interligados com a premissa proposta. Conforme os resultados coletados, devido os estressores contínuos aos quais cuidadores integrais de crianças com TEA encontram-se expostos diariamente, se faz urgente o propiciamento de espaços terapêuticos que favoreçam humanização e ambientes férteis para a expressão de suas angústias. Afinal, com a alta propagação de diagnósticos atualmente, é cabível sugerir a elaboração de grupos que reúnam pais e/ou responsáveis de crianças que apresentam TEA para que assim possam contribuir uns com os outros através de trocas de experiências e estratégias que utilizam em suas realidades, amenizando o isolamento social familiar, o luto diante o diagnóstico do autismo e as dificuldades com os cuidados necessários às crianças.
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