Importância do apoio psicossocial aos responsáveis de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista

Autores/as

Resumen

O estudo que segue buscou enfatizar o quão imprescindível se faz o suporte psicológico e social aos pais e/ou responsáveis pelas crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista - TEA, pensando na ampliação benéfica de bem-estar e melhoria na saúde pública das crianças e, em especial, de quem as acompanha diariamente em suas trajetórias. Mediante revisão bibliográfica, seguindo os preceitos da abordagem qualitativa, a pesquisa se embasou em artigos presentes nas bases de dados Literatura Latino-Americana em Ciências da saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), sendo estudadas apenas publicações posteriores ao ano de 2018 e tendo como descritores: autismo (AND) pais (AND) suporte (OR) intervenção. Foram coletados ao todo 103 artigos, sendo selecionados apenas 8, responsáveis por conter descritores interligados com a premissa proposta. Conforme os resultados coletados, devido os estressores contínuos aos quais cuidadores integrais de crianças com TEA encontram-se expostos diariamente, se faz urgente o propiciamento de espaços terapêuticos que favoreçam humanização e ambientes férteis para a expressão de suas angústias. Afinal, com a alta propagação de diagnósticos atualmente, é cabível sugerir a elaboração de grupos que reúnam pais e/ou responsáveis de crianças que apresentam TEA para que assim possam contribuir uns com os outros através de trocas de experiências e estratégias que utilizam em suas realidades, amenizando o isolamento social familiar, o luto diante o diagnóstico do autismo e as dificuldades com os cuidados necessários às crianças.

Biografía del autor/a

Mateus Paulino Ferreira da Silva, Centro Universitário Vale do Salgado

Graduando do curso de Bacharelado em Psicologia pelo Centro Universitário Vale do Salgado - UniVS - Bolsista PROUNI, em Icó - CE. Estagiário voluntário do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, em Lavras da Mangabeira - CE. Já exerceu as seguintes atividades acadêmicas durante a graduação: diretor científico da Liga Acadêmica de Estudos Cognitivo Comportamentais - LAECC (COPEX/UniVS), monitor remunerado da disciplina de Psicologia Experimental do Comportamento (COPEX/UniVS) e da disciplina de Psicodiagnóstico (COPEX/UniVS) e membro do Grupo de Estudos Fenomenologia e Gestalt-Terapia (COPEX/UniVS), do Grupo de Estudos Cinema, Arte e Fenomenologia e da Liga Acadêmica de Psicologia Comunitária - LAPSICO (COPEX/UniVS). Possui Ensino Médio completo e os cursos técnicos em Agroindústria, Informática e Empreendedorismo pela Escola de Ensino e Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima, em Lavras da Mangabeira - CE.

Rita de Kássia Custódio Claudino de Almeida, Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)

Graduanda do curso de Bacharelado em Psicologia pelo Centro Universitário Vale do Salgado - UniVS, em Icó - CE. Estagiária voluntária no Núcleo de Intervenção ao Autismo - NIA, em Lavras da Mangabeira - CE. Já exerceu as seguintes atividades acadêmicas durante a graduação: diretora da Liga Acadêmica de Estudos Cognitivo Comportamentais - LAECC (COPEX/UniVS) e membro da Liga Acadêmica de Psicologia Comunitária - LAPSICO (COPEX/UniVS), monitora voluntária da disciplina de Teorias Psicológicas Humanistas (COPEX/UniVS) e monitora remunerada da disciplina de Psicologia Comunitária (COPEX/UniVS) e membro do Grupo de Estudos Fenomenologia e Gestalt-Terapia (COPEX/UniVS) e do Laboratório de Estudos em Psicologia e Feminismo Carolina de Jesus (COPEX/UniVS). Possui Ensino Médio completo pela Ensino Escola de Ensino Médio Filgueiras Lima, em Lavras da Mangabeira - CE.

Maria Eniana Araújo Gomes Pacheco, Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2007), mestrado em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (2013) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2019). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Ambiental, Psicologia Social, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Saúde, Psicologia Médica e Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, violência simbólica, redução de danos, desenvolvimento humano, aprendizagem, saúde mental, dependência química e saúde coletiva.

Publicado

2024-04-19