O empreendedorismo como componente curricular da rede pública municipal de Icó-CE

Autores

  • Arthur Da Silva Oliveira
  • Aline Pastor Amâncio
  • Leandro Lucas Da Silva Neto
  • Fhellipe Leite
  • Waldilene Sousa Cavalcante

Resumo

Introdução: Atualmente, o empreendedorismo é visto como uma ferramenta para resolução de problemas nas mais diversas organizações. Daí surge a importância do ensino do empreendedorismo ainda na educação básica, possibilitando a formação de uma sociedade autossuficiente, e capacitada para enfrentar os desafios, sejam eles organizacionais ou não, assim contribuindo para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. O ensino do empreendedorismo diz respeito à cultura social que estimula a busca, sustenta e fortalece os valores presentes em nossa sociedade. No ano de 2021, foi incluída na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a disciplina chamada Educação Empreendedora. Ficou sob a responsabilidade de cada estado elaborar as normas para implementação do empreendedorismo no currículo, além de garantir a aplicabilidade nas escolas. Resultados e discussões: A BNCC defende que todas as competências dos alunos podem ser potencializadas reportando o ensino e a aprendizagem às competências e habilidades abordadas pelo empreendedorismo, por meio da participação em projetos escolares, que incluem ainda os chamados projetos de vida, também definidos no documento da BNCC. Logo, a pedagogia empreendedora corresponde a uma nova forma de pensar o processo de ensino-aprendizagem continuamente, utilizando-se de fundamentos educacionais integrativos, proposta didática metodológica de grande abrangência e viabilidade de aplicação na prática. Neste contexto, o pensamento empreendedor se configura natural no ser humano, mas à medida que não é estimulado durante o período da infância, perde-se essa capacidade, devido à exposição a valores “anti empreendedores” na educação, nas relações sociais, no figurino cultural conservador a que somos submetidos. As atividades empreendedoras permitem ao indivíduo desenvolver habilidades em vários âmbitos, além de oferecerem oportunidades para o docente desenvolver atividades interdisciplinares no âmbito escolar, de forma a dinamizar a prática pedagógica e facilitar a aprendizagem. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo analisar como a temática empreendedorismo é trabalhada na educação pública municipal da cidade de Icó. Promovendo a conscientização sobre a importância do ensino desta disciplina e oferecer aos docentes subsídios para sua aplicação. Assim como a reflexão crítica sobre a aplicação do empreendedorismo no contexto social, discutindo sobre o impacto trazido através do ensino do empreendedorismo, com base nas práticas dos educadores. Metodologia: A pesquisa teve um tipo de estudo com a modalidade exploratória, utilizando abordagem qualitativa, sendo pesquisa bibliográfica. Espera-se com essa pesquisa evidenciar a importância do ensino do empreendedorismo, na educação básica.

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Publicado

2024-06-28