Importância do apoio psicossocial aos responsáveis de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista

Autores

Resumo

O estudo que segue buscou enfatizar o quão imprescindível se faz o suporte psicológico e social aos pais e/ou responsáveis pelas crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista - TEA, pensando na ampliação benéfica de bem-estar e melhoria na saúde pública das crianças e, em especial, de quem as acompanha diariamente em suas trajetórias. Mediante revisão bibliográfica, seguindo os preceitos da abordagem qualitativa, a pesquisa se embasou em artigos presentes nas bases de dados Literatura Latino-Americana em Ciências da saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), sendo estudadas apenas publicações posteriores ao ano de 2018 e tendo como descritores: autismo (AND) pais (AND) suporte (OR) intervenção. Foram coletados ao todo 103 artigos, sendo selecionados apenas 8, responsáveis por conter descritores interligados com a premissa proposta. Conforme os resultados coletados, devido os estressores contínuos aos quais cuidadores integrais de crianças com TEA encontram-se expostos diariamente, se faz urgente o propiciamento de espaços terapêuticos que favoreçam humanização e ambientes férteis para a expressão de suas angústias. Afinal, com a alta propagação de diagnósticos atualmente, é cabível sugerir a elaboração de grupos que reúnam pais e/ou responsáveis de crianças que apresentam TEA para que assim possam contribuir uns com os outros através de trocas de experiências e estratégias que utilizam em suas realidades, amenizando o isolamento social familiar, o luto diante o diagnóstico do autismo e as dificuldades com os cuidados necessários às crianças.

Biografia do Autor

Mateus Paulino Ferreira da Silva, Centro Universitário Vale do Salgado

Graduando do curso de Bacharelado em Psicologia pelo Centro Universitário Vale do Salgado - UniVS - Bolsista PROUNI, em Icó - CE. Estagiário voluntário do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, em Lavras da Mangabeira - CE. Já exerceu as seguintes atividades acadêmicas durante a graduação: diretor científico da Liga Acadêmica de Estudos Cognitivo Comportamentais - LAECC (COPEX/UniVS), monitor remunerado da disciplina de Psicologia Experimental do Comportamento (COPEX/UniVS) e da disciplina de Psicodiagnóstico (COPEX/UniVS) e membro do Grupo de Estudos Fenomenologia e Gestalt-Terapia (COPEX/UniVS), do Grupo de Estudos Cinema, Arte e Fenomenologia e da Liga Acadêmica de Psicologia Comunitária - LAPSICO (COPEX/UniVS). Possui Ensino Médio completo e os cursos técnicos em Agroindústria, Informática e Empreendedorismo pela Escola de Ensino e Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima, em Lavras da Mangabeira - CE.

Rita de Kássia Custódio Claudino de Almeida, Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)

Graduanda do curso de Bacharelado em Psicologia pelo Centro Universitário Vale do Salgado - UniVS, em Icó - CE. Estagiária voluntária no Núcleo de Intervenção ao Autismo - NIA, em Lavras da Mangabeira - CE. Já exerceu as seguintes atividades acadêmicas durante a graduação: diretora da Liga Acadêmica de Estudos Cognitivo Comportamentais - LAECC (COPEX/UniVS) e membro da Liga Acadêmica de Psicologia Comunitária - LAPSICO (COPEX/UniVS), monitora voluntária da disciplina de Teorias Psicológicas Humanistas (COPEX/UniVS) e monitora remunerada da disciplina de Psicologia Comunitária (COPEX/UniVS) e membro do Grupo de Estudos Fenomenologia e Gestalt-Terapia (COPEX/UniVS) e do Laboratório de Estudos em Psicologia e Feminismo Carolina de Jesus (COPEX/UniVS). Possui Ensino Médio completo pela Ensino Escola de Ensino Médio Filgueiras Lima, em Lavras da Mangabeira - CE.

Maria Eniana Araújo Gomes Pacheco, Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2007), mestrado em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (2013) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2019). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Ambiental, Psicologia Social, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Saúde, Psicologia Médica e Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, violência simbólica, redução de danos, desenvolvimento humano, aprendizagem, saúde mental, dependência química e saúde coletiva.

Downloads

Publicado

2024-04-19