ENSINO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UM NOVO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Antonio Firmino de Sousa UniVS
  • Antoniel dos Santos Gomes Filho Faculdade Vale do Salgado

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais. Educação. Cultura Afro-brasileira.

Resumo

A promulgação da Lei 10.639/03 acarretou a obrigatoriedade do ensino pertinente a História da África, bem como da Cultura Afro-brasileira no ensino fundamental e médio. A partir do acontecimento supracitado, assuntos voltados aos valores e práticas de origem africana começaram a ser abordados em salas de aula. A considerar o exposto, o presente trabalho tem por objetivo realizar um estudo teórico sobre as questões legais que baseiam a educação voltada as relações étnico-raciais, atrelado às práticas pedagógicas. Para a sua elaboração, realizou-se um levantamento bibliográfico de artigos e legislação relacionados ao tema em relevo. No que concerne ao resultado obtido tem-se que, de modo geral, apesar da implementação das leis correlatas ao ensino de tais questões, ainda se apresenta uma deficiência no âmbito escolar, decorrente das práticas pedagógicas baseadas em um sistema educacional racista e eurocêntrico. A partir da análise de literatura, conclui-se que as legislações aqui pautadas são de suma importância para combater as desigualdades sociais e para a garantia da inserção da população negra no ambiente escolar; e, ainda, que as mudanças aplicadas nas práticas pedagógicas são ferramentas de contestação que possibilitam a desestabilização do modelo eurocêntrico na sala de aula.

Biografias Autor

Antonio Firmino de Sousa, UniVS

Especialista em Ciências da Educação e Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Vale do Salgado.

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Faculdade Vale do Salgado

Editor-chefe da Revista Encontros Científicos FVS. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Faculdade Vale do Salgado (FVS). Coordenador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos Organizacionais e do Trabalho (LIEOT-FVS).

Publicado

2020-03-12

Edição

Secção

Relatos de Pesquisa