Implantação do CRM (Customer Relationship Management) na relação dos clientes de uma concessionária de motocicletas em uma cidade da Região do Vale do Salgado

Autores

  • Joicy Vieira Angelim Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)
  • Maria Erilucia Cruz de Macedo Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)

Resumo

Por volta da década de 80, surgiu o CRM, que na época era conhecido por Banco de Dados do Marketing, o mesmo foi criado por Thomas Siebel, que é um empresário, tecnólogo e autor bilionário americano, o sistema recebeu o nome de Siebel Systems, o maior Software da época, ele tinha como função transformar os leads e automatizar os processos da gestão de relacionamento com os clientes. O CRM, depressa se tornou uma proposta de alta relevância, a partir que, as empresas começaram a expandir a necessidade de um sistema que auxiliasse no acompanhamento detalhado de todo o contato com o cliente, armazenando dados que são de suma importância para a empresa ter uma gestão de relacionamentos eficiente e resultar na captação e fidelização de clientes. O grande desafio encontrado pelas concessionárias, é estabelecer uma relação duradoura, transparente e de confiança na marca que comercializa e também na sua concessionária, fazendo com que o ciclo de vida do cliente se mantenha o maior possível. As concessionárias utilizam bastante esse processo de fidelização de clientes, a fim de conquistarem novos consumidores para suas marcas, além de manterem os atuais, uma opção de ferramenta que pode ser utilizada para obter este resultado é o CRM. O objetivo deste trabalho é através da análise do uso da ferramenta CRM, poder avaliar a eficiência no processo de fidelização dos clientes em uma determinada concessionária de motocicletas, medindo os resultados, considerando o aumento de vendas e a satisfação dos clientes. Nesse sentido, será refletido o uso da ferramenta CRM para a relação com o cliente, será explorado a prospecção e relacionamento pelos consultores de vendas e identificar as resistências obtidas com a ferramenta. O presente trabalho é de natureza de pesquisa básica, será utilizado o método científico hipotético-dedutivo e o objetivo da pesquisa é exploratória, pois além da pesquisa bibliográfica, iremos desenvolver uma pesquisa na concessionária, por meio de entrevistas e coleta de dados, pode-se dizer que por meio dela iremos ter o aprimoramento das ideias e confirmar as hipóteses. A pesquisa será realizada em uma concessionária de motos na cidade   da região do Vale do Salgado, interior do Ceará, os participantes serão 6 consultores de vendas da concessionária que utilizam a ferramenta CRM e a supervisora comercial. O instrumento de coleta utilizado será roteiro de entrevista não estruturada e iremos ter a análise de materiais ou documentos. O estudo está de acordo com a Resolução N° 510/ 2016 do Conselho Nacional de Saúde.

Palavras-chave: CRM. Relacionamento. Clientes. Fidelização. Implantação.

Publicado

2024-05-15