O uso de videogames e serious games com pessoas com TEA
Resumo
Este estudo se caracteriza como revisão narrativa de cunho exploratório. Foi realizada uma busca na Scientific Electronic Library Online (SciELO) por artigos científicos publicados nos últimos três anos, os quais deveriam conter ao menos o termo serious games e/ou videogames no título. A análise dos dados ocorreu com uma síntese narrativa dos achados, com o objetivo de identificar o uso terapêutico dos jogos, coletar informações e compreender discussões atuais. O serious game tem se provado cada dia mais como uma ferramenta valiosa que pode diminuir os impactos que o TEA pode acarretar na vida de uma criança. Ter, e poder usar serious games, é uma ferramenta valiosa para o psicólogo ou acompanhante/professor, como uma forma de se conectar com essa criança que possui limitações em suas interações com outros. Assim, profissionais de psicologia que estejam no contexto de atuação frente a crianças com TEA podem utilizar dos jogos eletrônicos no processo interventivo e de acompanhamento, pois os videogames e Serious Games possuem o caráter de diversão, mas também oferecem as possibilidades de utilização com propósitos sérios, além de proporcionarem a interação grupal, seja online ou presencial na jogatina em grupo.