Metodologias ativas como incentivo para aplicação de conteúdos em sala de aula em uma escola pública no Centro-Sul do Ceará: relato de experiência

Autores/as

  • Ana Lívia Vieira Mota
  • Márcia Lara Vieira Mota
  • Moacir Rodrigues Serpa Neto

Resumen

Introdução: O processo de ensino e aprendizagem precisa frequentemente ser remodelado, diante dos inúmeros desafios associados à prática educacional. O professor não é apenas um mero transmissor do conhecimento, mas um orientador em promover contextos para facilitar a construção do conhecimento para o educando, assim surgem as metodologias ativas. Analisando a literatura, compreende-se que as metodologias ativas propõem a criação de desafios, atividades e jogos que exigem competências necessárias para cada etapa. Objetivos: Relatar a experiência vivenciada por uma docente em matemática do ensino fundamental II no decurso de 5 aulas da disciplina eletiva de educação financeira em que foram utilizadas diversas metodologias ativas associadas a jogos educacionais. Metodologia: Como relatado, foram realizadas 5 aulas com o uso e aplicação de metodologias ativas, onde nessas foram utilizadas trilhas educacionais lúdicas, questionários competitivos na plataforma digital Kahoot e construção de mural do conhecimento para compartilhamento do aprendizado adquirido. O Kahoot foi um questionário sobre educação financeira (história da educação financeira, renda passiva e renda ativa, diferentes tipos de moedas, montagem de currículo); onde o aluno deveria ter concentração na questão, porém responder no menor tempo possível, visto que o aplicativo além de contabilizar as respostas corretas, também pontua pelo menor tempo de resolução da questão. As trilhas educacionais são métodos lúdicos onde os alunos, por meio de um instrumento de baixo custo, que se assemelha a um jogo de tabuleiro, respondem questões relacionadas ao conteúdo na sua respectiva vez e, à medida que vão acertando podem ir avançando de casa, até chegarem ao final da trilha e ganharem o jogo. O mural do conhecimento é um momento de compartilhamento ativo de informações, onde os alunos se alternam em grupos e vão até o quadro branco da sala descrever o que compreenderam em relação ao conteúdo apresentado e, compartilham seu conhecimento em relação ao conteúdo com uma construção que se assemelha a um grande mapa mental no quadro branco. Os materiais utilizados para execução das atividades são de baixo custo, como o tabuleiro usado nas trilhas de aprendizagem, ou são até mesmo materiais já disponíveis na própria instituição, como quadro branco e pincel que foram utilizados no mural do conhecimento, mas apesar disso, estes garantem eficácia no ensino. Para a avaliação de fixação do conteúdo, foram utilizados, na aula da semana seguinte à aplicação de cada metodologia ativa, questionários básicos de questões descritivas com conteúdos ministrados e trabalhados na aula anterior, e, ao comparar com questionários de aulas que utilizam o método tradicional (utilização de livros e explicação de conteúdos com interação mínima de aluno, com apenas o professor como único foco de detentor de conhecimento). Resultados e Discussão: Na construção do mural do conhecimento, houve troca de informações entre os alunos, deste modo reforçou-se a idealização que eles entre si podem ser protagonistas do próprio saber. Na competição realizada no Kahoot, apesar de não se idealizar algum ganhador, foi repassado que, além de conteúdos estudados e fixados, algumas seleções cobram além disso, sendo necessária agilidade e concentração para resolução de questões. As trilhas educacionais foram utilizadas objetivando aprimorar o conhecimento do aluno. Além disso, na aula de aplicação e a aula após a aplicação das metodologias ativas, foi perceptível que os alunos conseguiram se concentrar melhor, sendo mais cooperativos e participativos, e, através de uma rápida atividade avaliativa, percebeu-se uma melhora no desempenho, influenciando diretamente em uma melhor fixação do conteúdo, interferindo diretamente em realizações de atividades e processos seletivos futuros em que os alunos realizarão, visto que a escola, mais especificadamente a sala de aula, é um local que, além de ensino e repasse de conteúdos básicos, é um local que prepara o aluno para possíveis eventos futuros que ele pode estar realizando. Considerações Finais: As metodologias ativas são recursos simples e de fácil execução e apesar das dificuldades de salas numerosas, como comumente ocorrem nas escolas públicas, os alunos foram cooperativos, compreensivos e conseguiram executar a atividade, além de atingirem o objetivo da prática que é a fixação do conteúdo.

Publicado

2024-05-03