Estratégias utilizadas para gerenciar o nível de satisfação no trabalho, em uma distribuidora de medicamentos localizada na Região Centro-Sul do Ceará
Abstract
Introdução: Sabe-se que a satisfação dos empregados é pauta importante na discussão de como gerenciar e buscar formas estratégicas de aplicar métodos que avaliem níveis de satisfação, onde levam seus subordinados avaliar seu ambiente de trabalho, ligando-se diretamente a ações do setor de recursos humanos. Para gerenciar efetivamente as pessoas, estratégias são adotadas para integrá-las ao processo de desenvolvimento da empresa. Pois a relação entre o colaborador e o trabalho bem desempenhado, é um fator crucial para o bom desenvolvimento das atividades. Reconhecer o valor atribuído às pessoas nas empresas, oferece meios para a realização pessoal e contribui para a organização, garantindo resultados que sustentem sua continuidade. Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) busca garantir condições adequadas para o desempenho das atividades profissionais e a promoção do bem-estar dos colaboradores. A presente pesquisa se torna relevante pois abre novas portas para o conhecimento, e contribui com as organizações no que tange às estratégias utilizadas, visando melhoria na qualidade de vida do colaborador no que diz respeito à satisfação no ambiente de trabalho. Têm como premissa, a compreensão profunda dos sentimentos dos colaboradores, no contexto da organização em que trabalham e entender como empregados se relacionam com seus colegas e superiores e como percebem seu papel na instituição. Por fim, é possível viabilizar a pesquisa através de obras bibliográficas, que disponibilizam dados e informações relevantes sobre o tema de forma acessível. Objetivos: O objetivo geral visa identificar estratégias utilizadas para gerenciar o nível de satisfação no trabalho, verificados em uma distribuidora de medicamentos localizada na região Centro-Sul do Ceará. Para alcançar o objetivo geral foram traçados os seguintes objetivos específicos: identificar estratégias de gerenciamento que são utilizadas pela organização para promover o nível de satisfação dos colaboradores; verificar os níveis de satisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho; analisar os resultados a partir das estratégias gerenciais desenvolvidas pela gestão, em busca da satisfação no ambiente de trabalho. Metodologia: Esta pesquisa é de natureza básica e com relação ao tipo de estudo, a modalidade é exploratória. Pela coleta e análise de dados quantitativos seguidos pela coleta e análise de dados qualitativos. No que diz respeito ao tipo de pesquisa é por meio de pesquisa bibliográfica e de estudo de campo. Os resultados são analisados por meio da análise estatística-descritiva, por sua vez, é por meio da análise estatística que se delimita as classes sociais, identifica as características dos seus membros. Resultados e Discussão: Espera-se que as estratégias gerenciais utilizadas para medir o nível de satisfação dos colaboradores sejam identificadas no intuito de que a satisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho seja mensurada e com isso, fazer com que, os resultados a partir das estratégias gerenciais desenvolvidas pela gestão em busca da satisfação no ambiente de trabalho, seja compreendida. Já para a classe acadêmica proporcionará material para estudos futuros provenientes da temática proposta. E a sociedade será beneficiada com informações no que diz respeito ao assunto abordado tomando conhecimento sobre estratégias utilizadas para gerenciar o nível de satisfação em um ambiente organizacional.
Palavras-chave: Satisfação no ambiente de trabalho. Estratégias de gerenciamento. Gestão de pessoas. Resultados da satisfação.
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