A importância dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social - CREAS na desmistificação da violência sexual contra meninos

Authors

Abstract

O presente estudo objetivou discutir sobre o papel dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) na desmistificação dos mitos, preconceitos e tabus concebidos mediante o machismo, o patriarcalismo e a homofobia que circundam na violência sexual cometida contra meninos. Partiu-se de uma revisão de literatura qualitativa exploratória na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na base de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) de materiais relativos à violência sexual contra meninos, sendo abarcados artigos científicos, dissertações e teses publicadas entre os anos de 2018 e 2023 e que tivessem nos títulos a presença dos descritores violência sexual” and “meninos”, além de termos correlatos, como abusado, vitimado, violentado, crianças do sexo masculino, adolescentes do sexo masculino, etc. Foram encontrados 76 resultados na BDTD, dos quais somente 3 foram selecionados, além de 4 artigos na SciELO, sendo apenas 2 elegidos, totalizando 5 estudos. Através dos resultados da pesquisa e de materiais adicionais foi reconhecido que o modus operandi pelos quais indivíduos do sexo masculino são socializados e visualizados culturalmente implica em um processo de recusa por parte dos homens na busca de serviços de saúde e assistência e de descrença e descaso advindos destes serviços e da população quando abordam situações referentes à violência sofrida por esse público. Nesse sentido, o CREAS, como unidade pública estatal responsável por oferecer acompanhamento psicossocial continuado, apresenta o potencial de atuar na desconstrução dos preconceitos que mantém os meninos e adolescentes vítimas da violência sexual como sobreviventes silenciados e negligenciados.

Author Biographies

Mateus Paulino Ferreira da Silva, Centro Universitário Vale do Salgado

Graduando do curso de Bacharelado em Psicologia pelo Centro Universitário Vale do Salgado - UniVS - Bolsista PROUNI, em Icó - CE. Estagiário voluntário do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, em Lavras da Mangabeira - CE. Já exerceu as seguintes atividades acadêmicas durante a graduação: diretor científico da Liga Acadêmica de Estudos Cognitivo Comportamentais - LAECC (COPEX/UniVS), monitor remunerado da disciplina Psicologia Experimental do Comportamento (COPEX/UniVS) e da disciplina de Psicodiagnóstico (COPEX/UniVS) e membro do Grupo de Estudos Fenomenologia e Gestalt-Terapia (COPEX/UniVS), do Grupo de Estudos Cinema, Arte e Fenomenologia e da Liga Acadêmica de Psicologia Comunitária - LAPSICO (COPEX/UniVS). Possui Ensino Médio completo e os cursos técnicos em Agroindústria, Informática e Empreendedorismo pela Escola de Ensino e Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima, em Lavras da Mangabeira - CE.

Rita de Kássia Custódio Claudino de Almeida, Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)

Graduanda do curso de Bacharelado em Psicologia pelo Centro Universitário Vale do Salgado - UniVS, em Icó - CE. Estagiária voluntária no Núcleo de Intervenção ao Autismo - NIA, em Lavras da Mangabeira - CE. Já exerceu as seguintes atividades acadêmicas durante a graduação: diretora da Liga Acadêmica de Estudos Cognitivo Comportamentais - LAECC (COPEX/UniVS) e membro da Liga Acadêmica de Psicologia Comunitária - LAPSICO (COPEX/UniVS), monitora voluntária da disciplina de Teorias Psicológicas Humanistas (COPEX/UniVS) e monitora remunerada da disciplina de Psicologia Comunitária (COPEX/UniVS) e membro do Grupo de Estudos Fenomenologia e Gestalt-Terapia (COPEX/UniVS) e do Laboratório de Estudos em Psicologia e Feminismo Carolina de Jesus (COPEX/UniVS). Possui Ensino Médio completo pela Ensino Escola de Ensino Médio Filgueiras Lima, em Lavras da Mangabeira - CE.

Maria Eniana Araújo Gomes Pacheco, Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2007), mestrado em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (2013) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2019). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Ambiental, Psicologia Social, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Saúde, Psicologia Médica e Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, violência simbólica, redução de danos, desenvolvimento humano, aprendizagem, saúde mental, dependência química e saúde coletiva.

Published

2024-04-19