ATUAÇÃO DE ENFERMAGEM FRENTE AO PACIENTE COLOSTOMIZADO

Autores

  • Maria Edméia Lopes Oliveira Centro Universitário Vale do Salgado- Univs.
  • José Evaldo Gomes Júnior Centro Universitário Vale do Salgado- Univs.
  • Helton Colares Silva Centro Universitário Vale do Salgado

Resumo

A estomia é uma comunicação artificial entre os órgãos ou vísceras até o meio externo para drenagens, eliminações ou nutrição. OBJETIVOS: identificar as atribuições do profissional enfermeiro sobre o paciente colostomizado. MÉTODO E MATERIAIS: Trata-se de um estudo do tipo Revisão Integrativa da Literatura, em que foram utilizados artigos da plataforma BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), através dos seguintes Descritores em Saúde (DecS): “colostomia”; “cuidados de enfermagem”; “qualidade de vida”,durante os meses de maio e junho de 2020, foram adotados como critérios de inclusão: artigos que atendessem a questão norteadora, publicados em revista, dos últimos 5 anos(2015 a 2020), publicações nacionais em idioma português, artigos que atendessem a referente temática, e como critérios de exclusão; foram descartados da pesquisa artigos duplicados, artigos de revisão de literatura, trabalhos de conclusão de curso, teses de mestrado  e doutorado. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A partir do cruzamento dos Descritores em Saúde(DecS): “colostomia”,”cuidados de enfermagem” e “qualidade de vida”, surgiram 80 artigos, no qual possível, determinar 2 categorias: a atribuição de enfermagem; e a repercussão da colostomia  no convívio social do paciente.CONCLUSÃO: Foi possível evidenciar com o estudo que o profissional enfermeiro precisa de uma qualificação especifica para atender este perfil de paciente, e também proporcionar suporte emocional e psicológico ao paciente.

Biografia do Autor

Maria Edméia Lopes Oliveira, Centro Universitário Vale do Salgado- Univs.

Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário Vale do Salgado- Univs.

José Evaldo Gomes Júnior, Centro Universitário Vale do Salgado- Univs.

Docente do curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário Vale do Salgado- Univs.

Helton Colares Silva, Centro Universitário Vale do Salgado

Docente do curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário Vale do Salgado- Univs.

Referências

BOTELHO,L..L.R.; CUNHA, C.C.D.A.; MACEDO,M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade. v.5. n.11 pág 121-136, 2011.

DINIZ, I.V.; CAMPOS,M.G.C.A.; VASCONCELOS, J.M.B.;MARTINS,S.D.L.; MAIA, F.S.B.CALIRI, M.H.L. Bolsa de colostomia ou sistema oclusor: vivência de colostomizados. Revista da Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências v. 17, n.2, 2019.

LEITE,M.S.; AGUIAR,L.C. Diagnósticos de Enfermagem em pacientes submetidos á colostomia. Enferm. Foco v.8, n.2 pág, 72-76, 2017.

MEDEIROS,L.P.; SILVA,I.P.; LUCENA,S.K.P.; SENA,J.F.; MESQUITA, E.K.S.; OLVEIRA, D.M.S.; COSTA, I.K.F.atividades da Intervenção de Enfermagem”cuidados com a ostomia”. Revista enferm. UFPE onl ine v.11 n.12. 5417-26 dez, 2017.

OLIVEIRA,I.V;SILVA,M.C.;SILVA,E.L.;FREITAS,V.F.;RODRIGUES,E.R.;CALDEIRA,L.M. Cuidado e Saúde em pacientes estomizados. Rev.Brasileira Promoção em Saúde v.31. n.2 pág 1- 9, 2018.

PEREZ,M.A.R, Manejo de estomias complicados y abdômen hostil com la técnica de condón de Rivera. Diez años de experiência. Rev Cirujano General. v.39.n.2 pág 82-92, 2017.

RIBEIRO,R.V.L.; OLIVEIRA,A.C.;VIANA, L.V.M.;PINTO,A.P.;CARVALHO, M.L.;ELIAS.C.M.V.Adaptação social do paciente colostomizado: desafios na assistência de enfermagem. v.9 n.2 pág. 216- 222, 2016. Revista Interdisciplinar.

SANTOS, C.S.; ARAÚJO,L.S.; PARAGUAI,L.N..; AOYAMA,E.A.; LIMA, R.N. Assistência de Enfermagem a pacientes com colostomia. Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde. v.2 n.1 pág 27 – 33, 2020.

Publicado

2020-12-27

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa