VIVÊNCIA E PRÁTICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO SÉCULO XXI A PARTIR DAS HERANÇAS TRANSMITIDAS PELA CONTRACULTURA NORTE AMERICANA DOS ANOS 60

Autores

  • Mateus Paulino Ferreira da Silva Centro Universitário Vale do Salgado
  • Fernando Fiuza Leite da Silva Centro Universitário Vale do Salgado
  • Rita Kássia Custódio Claudino de Almeida Centro Universitário Vale do Salgado
  • Antônia Kheviany Araújo Elias Centro Universitário Vale do Salgado
  • Gleiciana Rodrigues Calixto Centro Universitário Vale do Salgado
  • Leonardo Martins Benigno Centro Universitário Vale do Salgado
  • Erick Linhares de Holanda

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Mídia, Revolução, Consciência.

Resumo

Este artigo tem como objetivo entender os fenômenos que foram acarretados na década de 1960 pelo alvorecer dos movimentos sociais que ressaltam a rebeldia da época até a contemporaneidade. Com embasamento na análise fenomenológica, busca-se não uma interpretação individualista, mas uma representação pela consideração da experiência intencional no encontro das subjetividades envolvidas com o mundo, assim trazendo uma visão concentrada nas estratégias desenvolvidas para amenizar as revoltas, na concepção dos movimentos sociais. Por analogia, a conclusão deste estudo demonstra que, mesmo existindo um sentimento de resignação às demandas solicitadas pelos movimentos sociais em relação à ação e ao discurso público, é possível o encontro de subjetividades constituídas nas experiências individuais e coletivas encontradas em uma história humana transitória e modificada pelas ações dos indivíduos. Ao assumir o Estado como um constructo criado em fim de impor uma espécie de solução fixa para os problemas relacionados aos movimentos sociais, a tomada de consciência far-se-á como uma prática fundamentadora de possibilidades que, por sua vez, podem desenvolver um processo de crítica e efetivação dos sujeitos como mais do que sujeitos.

Biografia do Autor

Mateus Paulino Ferreira da Silva, Centro Universitário Vale do Salgado

Mateus Paulino Ferreira da Silva nasceu no dia 11 de novembro de 2000 em São Paulo. Possui Ensino Médio completo e o curso técnico em Agroindústria pela Escola de Ensino e Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima, em Lavras da Mangabeira - CE. É graduando em Psicologia pelo Centro Universitário Vale do Salgado - UniVS, em Icó - CE.

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Publicado

2020-09-14

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa