CLÍNICA DA INCLUSÃO E SOFRIMENTO NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Francisco Marcelo Santos da Silva UNIVS
  • Erick Linhares de Holanda UNIVS
  • Isabela Bezerra Ribeiro UNIVS

Palavras-chave:

Adolescência, Inclusão, Psicologia do Desenvolvimento.

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar uma análise fenomenológica, por meio de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo a respeito da inclusão de adolescentes nos âmbitos em que eles estão inseridos, sejam elas educacionais, escolares, sociais, familiares dentre outros. O processo da adolescência marcada por tantas mudanças requer um ajustamento psíquico, pois o adolescente começa a desprender-se de uma realidade infantil e começa a abandonar a criança que até então estava no centro. Nesse processo é comum que o adolescente apresente comportamentos imediatos e que mudam com facilidade, e que muitas vezes são vistos de forma anormal pelos adultos. Quando se fala em inclusão de adolescentes e o sofrimento que acomete esses indivíduos é importante ressaltar inicialmente que esta, ainda é atravessada por diversas questões que impossibilitam ou dificultam o seu avanço, tais como falta de recursos, negligência por parte de gestores nas mais diferentes instituições, preconceito, falta de formação para educadores, pais e para a sociedade como um todo. Nesse sentido, percebe-se a importância da implementação de recursos e políticas de inclusão frente a essa temática, para que adolescentes com necessidades especiais sejam alcançados e acolhidos pela sociedade em geral de forma que seja evidente dentro dos espaços em que os mesmos estão presentes uma maior equidade para que esses indivíduos sejam assistidos na sua integralidade e, sobretudo, nas suas diferenças.

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Publicado

2020-09-14

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa