REDE DE ACOLHIMENTO EMOCIONAL NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Coronavírus. Saúde Mental. Acolhimento.Resumo
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa sobre a participação voluntária de um psicólogo no projeto de acolhimento emocional – ConVida. O projeto surgiu da Secretária Regional I do município de Fortaleza em parceria com um grupo de psicólogos voluntários por observarem as dificuldades da população fortalezense e o sofrimento gerado pelo contexto atual. Durante os atendimentos notou-se que as queixas mais frequentes são de ansiedade, que tem causado sintomas psicossomáticos como sudorese, insônia, falta de ar, choro fácil e sentimento de medo constante. A participação na rede de acolhimento psicológico ConVida tem proporcionado ao profissional ressignificar a forma de lidar com situações práticas apresentadas como sofrimento pelos usuários da rede.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Osvaldo Cruz. Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia COVID-19. 2020.
PREFEITURA DE FORTALEZA. Rede de Acolhimento ConVida atende gratuitamente a moradores do Ceará e de outros Estados. 13 maio 2020a. Disponivel em: https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/rede-de-acolhimento-convida-atende-gratuitamente-a-moradores-do-ceara-e-de-outros-estados. Acesso em: 10 jun. 2020.
PREFEITURA DE FORTALEZA. Rede ConVida completa um mês com quase 600 acolhimentos. 08 jun. 2020b. Disponivel em: https://fortaleza.ce.gov.br/noticias/rede-convida-completa-um-mes-com-quase-600-acolhimentos. Acesso em: 09 jun. 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Policy Brief: COVID-19 and the need for action on mental health. 2020. Disponivel em: https://www.un.org/sites/un2.un.org/files/un_policy_brief-covid_and_mental_health_final.pdf. Acesso em: 09 jun. 20