IMPACTOS PSICOSSOCIAIS DO ATENDIMENTO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SEXUAL

Autores

  • Isabela Bezerra Ribeiro UNIVS
  • Maiana Parente Gomes Carneiro UNIVS
  • Thalyta Amália Feitosa Fernandes UNIVS

Palavras-chave:

Vitimização Secundária, Violência Sexual, Saúde Mental.

Resumo

O presente sobre vitimização da mulher em casos de violência sexual. A vitimização secundária ocorre quando a culpabilização, além de vir por parte da vítima, vem também de profissionais e serviços que deveriam acolher a mulher, receber a denúncia e responsabilizar o agressor. A pesquisa teve como objetivo compreender como a vitimização secundária afeta mulheres vítimas de violência sexual baseado nas publicações científicas mais recentes. Para isto realizou-se uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo descritivo, com a análise de periódicos científicos publicados nos últimos cinco anos. Diante do estudo da bibliografia apontam-se duas categorias definidas como obstáculos e caminhos, nas quais se apresentam os obstáculos que as mulheres, vítimas, enfrentam ao tentar denunciar o abuso e sobre o atendimento que recebem; a categoria de caminhos aponta possíveis estratégias para melhorar o atendimento às vítimas e uma discussão sobre conscientização da culpabilização que a vítima de violência sexual sofre. Portanto, considera-se importante neste estudo, ao que se refere ao enfrentamento à violência sexual, um recorte de gênero, e a discussão da vitimização secundária como fator agravante no atendimento às vítimas, uma vez que a sexualidade da mulher ainda sofre julgamentos sociais.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CAVALCANTI, Ludmila Fontenele et al. Implementação da atenção em saúde às violências sexuais contra as mulheres em duas capitais brasileiras. Saúde em Debate, [s.l.], v. 39, n. 107, p. 1079-1091, dez. 2015.

GASPAR, Renato Simões et al. Evolução da notificação de violência sexual no Brasil de 2009 a 2013. Cadernos de Saúde Pública, [s.l.], v. 34, n. 11, p. 1-10, 8 nov. 2018.

PINTO, Lucielma Salmito et al. Políticas públicas de proteção à mulher:: avaliação do atendimento em saúde de vítimas de violência sexual. Ciência & Saúde Coletiva, Teresina - PI, p. 1501 - 1508, 15 mar. 2017.

SILVA, Juliana Guimarães e et al. Direitos sexuais e reprodutivos de mulheres em situação de violência sexual: o que dizem gestores, profissionais e usuárias dos serviços de referência?1. Saúde e Sociedade, [s.l.], v. 28, n. 2, p. 187-200, jun. 2019.

VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza et al. Protocolos na atenção à saúde de mulheres em situação de violência sexual sob a ótica de profissionais de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, [s.l.], v. 21, n. 12, p. 3957-3965, dez. 2016.

Publicado

2020-09-14

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa