A DANÇA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE ICÓ-CE, BRASIL

Autores

  • Cicero Cleber Brito Pereira Centro Universitário Vale do Salgado
  • Taina Pinheiro Rodrigues Centro Universitário Vale do Salgado
  • Marcos Antonio Araújo Bezerra Centro Universitário Vale do Salgado
  • Gabriela Gomes de Oliveira Bezerra Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Lara Belmudes Bottcher Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Jose de Caldas Simões Neto Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Antoniel dos Santos Gomes Filho Centro Universitário Vale do Salgado

Palavras-chave:

Alunos. Dança. Docentes

Resumo

A vida está em constante movimento e a dança é movimento e através de sua pratica é possível transmitir sentimentos, comunicação, expressão de vida, vivência corporal, social e psicológica. Esse estudo tem como objetivo identificar a importância da dança inserida do contexto da educação física escolar, através da percepção dos professores da rede municipal de Icó-Ceará (CE). A coleta de dados realizou-se no mês de setembro de 2019, por meio de entrevista. Os dados coletados foram analisados através de técnicas qualitativas. Os participantes da pesquisa foram os professores de educação física da rede pública municipal. Os resultados demonstraram que, os profissionais compreendendo a importância da dança no contexto escolar, que os conteúdos que envolvem a Educação Física escolar são voltados para a formação integral do aluno e sua formação como cidadão atuante dentro de uma sociedade, ressaltando que, o máximo de conteúdos diversificados deveria ser incluído dentro dos planos de aulas da Educação Física. Conclui-se que mesmo os profissionais entendendo a importância da dança nas escolas, ainda é muito crítico o ensino da dança no sistema escolar. Na prática, os profissionais de educação física vêm ensinando dança nas escolas sem experiências prático-teóricas na área de dança. Esse estudo pode contribuir para enriquecer a literatura correlata, para toda a população, comunidade acadêmica e aos profissionais de educação física e da saúde, ao apontar necessidades ainda não contempladas no processo do ensino da dança no âmbito escolar.

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Publicado

2020-05-28

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa