ATUAÇÃO DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO RENOVADOR NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Thais Soares Feitosa Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • José de Caldas Simões Neto Universidade Regional do Cariri - URCA Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • Lucielton Mascarenhas Martins Universidade do Pernambuco Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • Pergentina Parente Jardim Catunda Universidade do Pernambuco Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • Francisco Marcelo Catunda de Oliveira Universidade do Pernambuco Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Pensamento Pedagógico, Professores.

Resumo

A metodologia pedagógica da Educação Física já passou por diversas reformas, o método tradicional foi ficando ultrapassado e novos métodos surgiram ao decorrer do tempo. Com o surgimento da pedagogia renovadora, a Educação Física ganhou mais espaço nas escolas, e essa proposta traz novos de elementos de ensino, a cultura passou a ser mais explorada baseando-se na cultura do corpo e do movimento. Porém mesmo havendo mudanças ainda há resquícios da metodologia tradicional, nessas perspectivas o presente trabalho contém informações a respeito da atuação dos pensamentos pedagógicos renovadores na Educação Física escolar. O estudo tem como objetivo geral perceber no discurso e na prática dos professores de Educação Física a atuação dos pensamentos pedagógicos renovadores da Educação Física. A presente pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de campo de cunho qualitativo. A população da pesquisa foi composta por professores de Educação Física das escolas de tempo integral da cidade de Juazeiro do Norte-CE, e a sua amostra foi composta por 03 professores de Educação Física de 03 escolas de tempo integral. A análise dos dados realizou-se através de um confronto entre o caderno de campo do pesquisador sobre as observações feitas nas aulas com o questionário respondido pelos professores. Com relação às aulas teóricas e práticas percebesse que alguns professores ainda têm métodos tradicionais e outros com métodos renovadores na prática de ensino dos conteúdos e atividades nas aulas de Educação Física. Assim foi possível destacar que os professores precisam ainda reavaliar algumas metodologias de ensino para as aulas de Educação Física, em especial, nesta nova proposta do ensino médio de tempo integral. Os professores de Educação Física devem ao elaborar e planejar suas aulas atentar-se para os detalhes, pois, faz a diferença em uma aula bem planejada, levando em consideração os novos objetivos da formação dos alunos.

Referências

AZEVEDO, Edson Souza; SHIGUNOV, Viktor. O agir pedagógico dos professores de Educação Física no ensino técnico federal do Estado do Rio Grande do Sul. Journal of Physical Education, v. 13, n. 1, p. 129-139, 2008.

BARROS, André Minuzzo de. Os conteúdos e a prática pedagógica dos professores de educação física: análise do currículo do estado de São Paulo. Tese apresentada ao Instituto de Biociências do Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Rio Claro, 2014.

BETTI, Irene Conceição Rangel. Esporte na escola: mas é só isso, professor. Motriz, v. 1, n. 1, p. 25-31, 1999.

BRACHT, Valter et al. A prática pedagógica em Educação Física: a mudança a partir da pesquisa-ação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 23, n. 2, 2002.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/ secretaria de Educação Fundamental. – 2. Ed. DP&A. Rio de Janeiro, 2000.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/ secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: questões e reflexões. Grupo Gen- Guanabara Koogan, 2003.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física Na Escola: Implicações Para a Prática Pedagógica . Grupo Gen-Guanabara Koogan, 2005.

EL TASSA, Khaled Omar Mohamad et al. Estágio supervisionado curricular na formação de professores em educação física: relato de experiências. Nucleus, v. 12, n. 2, p. 281-287, 2015.

GUEDES, José Demontier et al. Escola Profissionalizante e o método de ensino e aprendizagem na Educação Física. Id on Line REVISTA MULTIDISCIPLINAR E DE PSICOLOGIA, v. 10, n. 33, p. 87-93, 2017.

MILLEN NETO, A. R., DOS SANTOS, U. V., MOURA, D. L., SOARES, A. J. G. Pensamento pedagógico renovador da educação física no discurso dos professores da educação básica. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 10, n. 2, 2012.

MONTEIRO, Francisco de Assis Leite. A educação física escolar: abordagens pedagógicas e práticas de ensino sob a ótica dos professores e gestores educacionais na região ribeirinha de Porto Velho Rondônia. Trabalho Monográfico apresentado como requisito final para aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II do Programa Pró Licenciatura da Universidade de Brasília – Pólo Porto Velho – RO, 2014

SIMÕES NETO, José de Caldas; JARDIM, Pergentina Parente; OLIVEIRA, Francisco, Marcelo C. Educação Física Escolar: vamos planejar? Ed. Respel. Fortaleza, p. 136, 2016.

SIMÕES, Rafael Capinam da Silva. Uma análise da prática pedagógica do professor de educação física no ensino fundamental anos finais da rede municipal de ensino de Muritiba-BA. Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Maria Milza. Governador Mangabeira, 2016.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-27

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa