QUALIDADE DE VIDA E QUALIDADE DE SONO DE PRATICANTES DE CICLISMO

Autores

  • Marcos Araújo Antonio Bezerra Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Maria Valeska Castro de Lima Faculdade Vale do Salgado
  • Gabriela Gomes de Oliveira Bezerra Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Cibele Rodrigues Lopes Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Cícero Cleber Brito Pereira Faculdade Vale do Salgado
  • Lara Belmudes Bottcher Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Palavras-chave:

Ciclismo. Qualidade de vida. Sono.

Resumo

Ao longo dos anos vem se formando um novo modelo de estruturação das práticas esportivas, com o pensamento de como elas podem influenciar e beneficiar tanto para uma boa qualidade de vida, quanto ao meio físico e social sobre o desenvolvimento humano. Dentre os vários fatores que determinam a qualidade de vida de uma pessoa, o sono está intrinsicamente ligado a este conceito. O objetivo desse estudo foi identificar a qualidade de vida e qualidade do sono de praticantes de ciclismo da cidade de Icó – CE. Trata-se de um estudo de campo, descritivo, quantitativo, de corte transversal, realizado com uma amostra do tipo conveniência com 22 praticantes de ciclismo da cidade de Icó-CE. Para obtenção dos dados referente a qualidade de vida foi aplicado o questionário Whoqol-Bref, esse instrumento é dividido por 4 domínios (Físico, Psicológico, Relações Sociais e Meio Ambiente). Quanto mais alto o escore (máximo de 100), melhor a qualidade de vida. Para avaliar a qualidade do sono foi utilizado o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI) questionário esse que classifica a qualidade do sono em “boa”, ruim e detecta “presença de distúrbios do sono”. As análises dos dados da foram conduzidas através do software JASP na versão 0.9.0.1, através de estatística descritiva por distribuição de frequência, onde foi utilizado para análise a Média (Tendência central), o desvio padrão (Dispersão). Participaram da pesquisa 22 ciclistas sendo 54,5% do sexo masculino e 45,5% do sexo feminino, com idade média de 41±8,96 anos. Somando os escores das 24 facetas e das duas perguntas gerais sobre qualidade de vida, obteve-se um valor médio de 82,1±10,88. Encontrou- se as seguintes descritivas para cada domínio: Domínio Físico: 83,4±9,12; Domínio Psicológico: 85±11,40; Domínio de Relações Sociais: 83,3±13,11; Domínio Meio Ambiente: 76,4±17,19. Quanto a qualidade do sono verificou-se que 13,64% tem uma “boa” qualidade do sono, 63,64% tem uma qualidade do sono “ruim” e que 22,73% dos participantes da pesquisa tem “presença de distúrbios do sono”. Conclui-se que os praticantes de ciclismo da cidade de Icó tem uma boa qualidade de vida e que cerca de 1/5 da população estudada tem alterações na qualidade do sono.

Biografia do Autor

Maria Valeska Castro de Lima, Faculdade Vale do Salgado

Profissional de Educação Física - Faculdade Vale do Salgado

Gabriela Gomes de Oliveira Bezerra, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Profissional de Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - Juazeiro do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Lazer e Sociedade. Membro do Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde. Monitora do Projeto de Extensão Hiperativo. O enfoque do área de atuação é: Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e Educação Inclusiva e atividades esportivas, principalmente Natação

Cibele Rodrigues Lopes, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Graduanda do Curso de Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO. Graduanda do Curso de Bacharelado em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro - UNISA. Estagiária na Academia Fit Female Form. Membro do grupo de pesquisa em Atividade Física e Saúde - GEPAFS.

Cícero Cleber Brito Pereira, Faculdade Vale do Salgado

Graduado em Educação Física pela Faculdade Leão Sampaio (2012). Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdades Integradas de Patos (2014). Atualmente é docente do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Vale do Salgado. Está atualmente a frente das disciplinas de: Cinesiologia e Biomecânica, Cineantropometria, Natação I e II e Handebol I e II; Professor efetivo da Prefeitura Municipal de Várzea Alegre. Desenvolve pesquisas nas áreas relacionadas ao exercício físico em diversos tipos de população, com viés voltados para à aptidão física relacionada a saúde.

Lara Belmudes Bottcher, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Atualmente é coordenadora dos cursos de licenciatura e bacharelado de Educação Física no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. É coordenadora de pós graduação na área de Educação Física da mesma instituição. Faz doutorado em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina do ABC. É mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista na linha de pesquisa Atividade Física e Saúde. Especialista em Gestão em Serviços da Saúde pela Unitoledo. Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS- Sírio Libanês. É graduada em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista - Instituto de Biociências - Rio Claro (2003). É licenciada em Educação Física Já lecionou em diversos cursos de graduação e pós graduação. Coordenou o curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas de Três Lagoas entre 2007 e 2011. Foi uma das coordenadoras Programa de Atividade Física para Diabéticos, Hipertensos e Obesos vinculados às Unidades Básicas de Saúde, projeto realizado pela parceria entre Prefeitura Municipal de Rio Claro e Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista. Foi membro do Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde da Universidade Estadual Paulista. Já ministrou cursos de extensão em diversas áreas relacionadas a Educação Física. Desde 2007 é orientadora de diversos trabalhos de conclusão de curso. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física Desempenho, Esporte e Saúde.

Publicado

2020-03-12

Edição

Seção

Comunicação Breve