Implicações socioemocionais no processo de aprendizagem infantil: desafios e contribuições

Autores

  • Anne Hely da Silva Merodac Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)
  • Bárbara Xavier Silva Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)
  • Brenda da Silva Norberto Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)
  • Faeilla Maria Ferreira Lima Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)
  • Wésley Ferreira de Lima Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)
  • Maria Eniana Araújo Gomes Pacheco Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)

Resumo

Introdução Ao longo dos anos, a educação tem passado por muitas atualizações sempre visando melhorias no processo de aprendizagem dos indivíduos. Nessa perspectiva, é válido fomentar tais discussões a partir do público infantil, uma vez que o processo de aprendizagem inicia na infância e é crucial para o desenvolvimento dessas crianças, que saem do âmbito familiar para vivenciar, também, o âmbito escolar. As crianças estão constantemente aprendendo não apenas conteúdos acadêmicos, mas também como interagir com os outros, compreender e regular suas próprias emoções. Nesse sentido, as implicações socioemocionais no contexto educacional desempenham um papel de destaque, influenciando não apenas o sucesso acadêmico, mas também a capacidade das crianças de enfrentar os desafios da vida de maneira saudável e resiliente (Fonseca, 2016). O desenvolvimento socioemocional na infância inclui a capacidade de estabelecer relacionamentos, empatia, autorregulação emocional e resolução de conflitos. Portanto, é válido ressaltar a relevância deste trabalho para a comunidade acadêmica visto que serão exploradas as complexidades da interação entre aprendizagem e habilidades socioemocionais destacando os desafios que as crianças enfrentam em seu desenvolvimento socioemocional e as formas pelas quais a educação pode contribuir para um crescimento saudável e equilibrado. Objetivo Discutir como as habilidades socioemocionais influenciam o processo de aprendizagem das crianças e quais os obstáculos e contribuições estão atrelados a esse processo. Metodologia Esse estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica. Para tanto, foram coletados periódicos que abordassem acerca da temática dessa pesquisa, ou seja, que tratassem sobre o processo de aprendizagem infantil, habilidades socioemocionais e os desafios e contribuições relativos a essas. Para a seleção desses materiais, buscou-se periódicos nas principais bases de dados como o Portal de Periódicos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e outras renomadas revistas científicas. A busca desses artigos se deu a partir dos seguintes descritores: “processo de aprendizagem”, “crianças”, “habilidades socioemocionais”, “emoções”, “desafios”, “contribuições”, “implicações”. De início, 10 artigos foram coletados, todavia, após a análise minuciosa desses artigos por meio da leitura dos resumos e da averiguação dos estudos apresentados, foram selecionados 6 para constituir a discussão desse estudo. Resultados e Discussões Primordialmente, antes de iniciar as discussões, é necessário compreender o que são as habilidades socioemocionais e como se dá o seu desenvolvimento. De acordo com estudos realizados pela autora Abed (2016), o desenvolvimento socioemocional em crianças refere-se ao processo pelo qual as crianças adquirem e desenvolvem habilidades sociais e emocionais ao longo de sua infância, envolve a capacidade da criança de compreender, expressar e regular suas emoções, bem como interagir de maneira saudável com os outros em seu ambiente social. As emoções e a cognição desempenham papéis cruciais no processo de aprendizagem, interagindo de maneira complexa e influenciando a forma como os indivíduos adquirem conhecimento e habilidades. Exemplificando as emoções, podem ser o interesse, a motivação, a ansiedade e a curiosidade, as quais podem agir como impulsionadoras ou barreiras para o aprendizado (Melgar; Angos, 2022). Atrelando isso a um ambiente escolar, é válido ressaltar os estudos feitos por Fonseca (2016) sobre as emoções nesse processo de aprendizagem e é possível ver sua relevância ao refletir que, um aluno quando está emocionalmente envolvido e motivado por um tópico, estará mais propenso a se dedicar e processar aquelas informações de forma mais eficaz. Por outro lado, a ansiedade excessiva pode prejudicar sua capacidade de concentração e absorção do conhecimento. Logo, tem-se aqui um exemplo da contribuição das emoções no processo de aprendizado infantil, assim como elas podem tornar-se um obstáculo. Mediante isso, cabe pontuar a primeira categoria delimitada para apresentação dos resultados dessa pesquisa, relacionada aos desafios em torno da aprendizagem de crianças e as implicações das habilidades socioemocionais nesse processo. Ao passo que a criança vai aprendendo conteúdos acadêmicos, ela também aprende sobre suas emoções e como estas se manifestam a partir de suas vivências e práticas no ambiente em que está inserida. Desse modo, um desafio que pode ser destacado refere-se ao não reconhecimento das emoções desagradáveis mediante alguma complicação no exercício de alguma atividade, o que pode desencadear distúrbios emocionais como estresses, ansiedades e demais conturbações. A reflexão da referida autora possibilita pensar, ainda, no desafio que os educadores possuem ao precisarem lidar com ensinamentos acadêmicos ao mesmo tempo que lidam com a aprendizagem socioemocional, isso porquê a atuação do professor nessa fase é imprescindível, sendo ele um protagonista desse processo mútuo de aprendizagem. Pesquisas realizadas por Motta e Romani (2019) apontam que determinados comportamentos de professores podem ter fortes impactos na autoestima das crianças, bem como no autoconceito delas, como indiferença, rejeição ou reprovação. Contudo, não são apenas os desafios que se tornam emblemáticos na presente discussão, o processo de aprendizagem infantil atrelado ao desenvolvimento socioemocional apresenta muitas contribuições, o que adentra na segunda categoria delimitada aqui, referente as contribuições significativas da integração da aprendizagem socioemocional nesse processo de aprendizado. Estudos realizados por autores como Rodrigues e Backes (2022) e Souza e colaboradores (2020) evidenciam que as habilidades socioemocionais, como autorregulação emocional e resolução de problemas, podem ajudar as crianças a se concentrarem melhor nas tarefas acadêmicas, a lidar com o estresse durante as avaliações e a melhorar seu desempenho escolar. Além do mais, também há contribuições nas relações interpessoais, dado que as crianças aprendem a desenvolver relacionamentos mais positivos com seus colegas e professores, o que pode criar um ambiente de sala de aula mais harmonioso e propício à aprendizagem (Rodrigues; Backes, 2022). Considerações Finais A partir das discussões apresentadas, faz-se necessário ressaltar a importância em investir em programas de intervenção educativas para professores se aperfeiçoarem para uma nova metodologia de ensino que considere a aprendizagem emocional como base para o processo de aprendizado. Além disso, é importante integrar as famílias nesse processo, uma vez que são parte essencial do desenvolvimento infantil. Para mais, faz-se relevante destacar a importância de realizar e investir em mais pesquisas científicas que abordem acerca desta temática a fim de colaborar para a criação de metodologias teórico-práticas de aprendizagem, o que pode ser muito benéfico para a atuação de educadores.


Palavras-chave: Aprendizagem. Contribuições. Habilidades socioemocionais. Obstáculos.

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Publicado

2024-06-17