Atualização vacinal saberes e inovações: um relato de experiência

Autores

  • Êychela Freire Bezerra Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)
  • Charlineide Januário Silva Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)
  • Rian Clares Silvestre Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)
  • Anna Alice Carvalho Nunes Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)
  • Francisca Juliana Granjeiro Martins Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)
  • Kerma Márcia de Freitas Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)

Resumo

INTRODUÇÃO: Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação trata-se de uma estratégia prioritária e efetiva na prevenção e proteção da saúde pública no combate a doenças imunopreviníveis e agravos, envolvendo ações de propriedade individual e coletiva de natureza preventiva, cooperando positivamente na promoção à saúde. O Programa Nacional de Imunização (PNI) criado em 1973, desenvolve papel fundamental na prevenção de doenças. Dessa forma, a imunização assiste a população promovendo mecanismos de defesa através da vacinação, contribuindo expressivamente na redução da disseminação de agentes infecciosos e atenuação de danos à população. OBJETIVO: Relatar experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem integrantes da Liga Acadêmica em Promoção à Saúde (LAPS), do Curso de Graduação em Enfermagem, do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) em uma oficina de atualização sobre vacinas. METODOLOGIA: O presente estudo aborda as experiências de acadêmicos de enfermagem durante uma atividade de ensino da Liga Acadêmica em Promoção da Saúde (LAPS), que ocorre no semestre letivo 2023.2 na clínica escola do Centro Universitário Vale do Salgado, do tipo minicurso, contemplando o segmento teórico-prático em dois turnos. A atividade teve como público alvo acadêmicos de enfermagem do primeiro ao décimo semestre e técnicos de enfermagem que atuam em sala de vacina e/ou em rede hospitalar, contando em média com 30 presentes. Desse modo, o minicurso deu-se durante um período de dois dias, abordando a teoria em volta do contexto histórico do PNI, suas respectivas atualizações e relevância para população, através da exposição de slides e calendário vacinal atualizado, no segundo dia fora utilizado como método dinâmico e visando melhor fixação do conteúdo exposto, um questionário contemplando resolução de casos clínicos e questões de bancas de concursos anteriores, como ferramenta de discussões e troca de saberes, além da apresentação de imunobiológicos que constituem o calendário vacinal, objetivando identificar e diferenciar suas respectivas particularidades através de seu frasco, apresentação e nome de cada imunobiológico. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Outrossim, a partir desse minicurso foi notória a satisfação dos participantes, visto que o mesmo proporcionou a discussão das atualizações do Programa Nacional de Imunização (PNI), incluindo fatores como a importância do armazenamento correto dos imunobiológicos, quanto ao seu transporte e distribuição em esfera nacional. Pôde-se observar também a carência de conhecimento sobre a temática abordada. A princípio houvera uma certa dificuldade na compreensão quanto às atualizações, mas ao decorrer das orientações foi possível a compreensão do quão importante é aperfeiçoar-se no universo da imunização, enriquecendo, portanto, o debate e fixação do assunto em questão. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considerando o crescimento do PNI e a dinâmica no desenvolvimento de novas vacinas, vale destacar a importância de atualizações constantes por parte de acadêmicos e profissionais de saúde que atuam em sala de vacina, visando o enriquecimento profissional e as práticas de saúde, promover o alcance das coberturas vacinais, repercutindo significativamente no contexto da saúde pública, principalmente no que diz respeito à prevenção de doenças.

Palavras-chave: Vacinação; Imunização; Promoção da Saúde.

Downloads

Publicado

2024-06-17