Centro de Consultoria Professor Paulo Petrola: difusão de conhecimentos acadêmico

Autores

  • Maria Erilúcia Cruz Macêdo Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)
  • Maria Waldilene Sousa Cavalcante Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)
  • José Evandro Da Silva Figuerêdo Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)

Resumo

Introdução: O Centro de Consultoria Professor Paulo Petrola conduz e centraliza as atividades de consultoria realizadas pelos alunos do curso de administração do Centro Universitário Vale do Salgado e os resultados gerados nas empresas visitadas. O presente programa prevê a identificação de alunos com perfil para exercer as atividades atreladas as ações de consultoria, de modo que ressalte suas competências, conhecimentos e habilidades. O Centro de Consultoria Professor Paulo Petrola foi idealizado para atender até 100 alunos e 50 empresas, de modo que contemple o maior número possíveis de interessados com o processo. A atividade de consultoria a ser exercidas pelos alunos na referida prática extensiva abrange as seguintes áreas do conhecimento: Operacional/Administrativo, Finanças, RH e Marketing, com o objetivo de potencializar os alunos envolvidos no processo e com o claro intuito de qualificá-lo cada vez mais nesses conhecimentos específicos. Objetivo: Prover aos discentes da instituição a oportunidade de criarem conhecimentos e experiências práticas com pessoas que vivenciam aquilo que é aprendido pelos discentes no dia a dia, bem como o desenvolvimento de uma rede de contatos com empresas por meio do fornecimento de consultoria empresarial gratuita para as organizações de Icó e região. Oportunizar aos discentes, conhecimentos práticos por meio de consultorias empresariais. Criar uma rede de networking entre discentes e empresas da região centro-sul. Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região centro-sul. Metodologia: O programa Centro de Consultoria Professor Paulo Petrola funciona baseado em sistema integrado de ações entre professores coordenadores/consultores, alunos voluntários e auxiliares de consultores e as empresas localizadas na região centro-sul cearense, demandantes por assessoria/consultoria. As ações estão distribuídas e coordenadas em quatro departamentos, devidamente estruturados e conduzidos pelos próprios alunos e coordenados pelos professores participantes do programa, quais sejam: Diretoria Administrativo/Operacional, Diretoria de Finanças, Diretoria de RH e Diretoria de Marketing. Resultados Esperados: Espera-se que com o Centro de Consultoria Professor Paulo Petrola os discentes adquiram experiências e formação para tomar decisões eficazes futuras, no âmbito de suas ações enquanto administradores, empresários e/ou empreendedores. Os discentes terão a oportunidade de adquirirem conhecimentos práticos importantes para o mercado empresarial. Espera-se que os discentes desenvolvam uma rede de networking com as empresas da região, com o objetivo de se tornarem profissionais conhecidos no mercado. Também é esperado que o programa contribua para o desenvolvimento das empresas da região centro-sul, possibilitando proporcionar qualidade de vida sustentável para os empreendimentos da região, baseado em valor e equilíbrio.

 Palavras-chave: Consultoria. Integração. Difusão de Conhecimentos. Práticas Extensivas.

Downloads

Publicado

2024-05-15