O empreendedorismo como componente curricular da rede pública municipal de Icó-Ce
Resumo
O empreendedorismo desenvolveu várias facetas ao longo do tempo, surgiu inicialmente por volta do final da idade média, com um administrador que não corre riscos. A partir do século XVII, sua principal característica é associada a um viés econômico relacionado ao risco aos componentes de lucro e inovação. Já no período das revoluções industriais, desenvolveu-se um novo significado a partir das inovações tecnológicas. No início do século XX, foi incrementado novas habilidades, associadas a outras áreas do conhecimento; teve uma junção entre a inovação e o comportamento empreendedor, estimulando o desenvolvimento de fatores intrapessoais, tais como: carisma; motivação; autonomia; entre outros. Atualmente, o empreendedorismo é visto como uma ferramenta para resolução de problemas, sejam eles de cunho formal ou informal. Daí surge a importância do ensino do empreendedorismo ainda na educação básica, possibilitando a formação de uma sociedade autossuficiente, e capacitada para enfrentar os desafios, sejam eles organizacionais ou não, assim contribuindo para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, representado pelo ODS (objetivo do desenvolvimento sustentável) número 4. As atividades empreendedoras permitem ao individuo desenvolver habilidades em vários âmbitos, além de oferecerem oportunidades para se praticar atividades interdisciplinares no âmbito escolar, de forma a dinamizar a prática pedagógica e facilitar a aprendizagem. O estudo busca verificar a importância do ensino do empreendedorismo na educação pública municipal da cidade de Icó. Desta forma, será analisada a importância de se trabalhar a temática educação empreendedora no ambiente escolar visando discutir sobre o impacto trazido através do ensino do empreendedorismo, com base nas práticas dos educadores. A metodologia empregada nesta pesquisa será de natureza básica, de objetivo exploratório, de abordagem qualitativa. Espera-se com essa pesquisa evidenciar a importância do ensino do empreendedorismo, desde a educação básica.
Palavras-chave: Educação empreendedora. Práticas pedagógicas. Educação pública. Base nacional comum curricular. Objetivos do desenvolvimento sustentável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.