OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO NO ÂMBITO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ORÓS-CEARÁ

Autores

  • José Genilson Romão Neto
  • Emmanuel Teixeira Pinheiro

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas. Comunicação. Estratégia Organizacional.

Resumo

Uma comunicação efetiva como estratégia organizacional gera inúmeros benefícios para o alcance de metas e objetivos agregando valores determinantes, principalmente no convívio diário com melhoria contínua do clima organizacional. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa consiste em identificar o processo de comunicação nas escolas públicas do município de Orós-CE, através da caracterização das escolas, da revelação da comunicação no vínculo entre colaboradores e gestores e no conhecimento do perfil dos colaboradores e gestores. É com essa perspectiva, que é apresentada tamanha relevância do estudo em diferentes âmbitos, os quais agregam um conjunto de informações tanto para quem será investigado, para os autores da pesquisa, como também aos estudantes do curso de administração e demais áreas do conhecimento. O trabalho baseia-se em um estudo de campo nas escolas do município supracitado, com uma abordagem quantitativa, de natureza básica e dos tipos exploratória e descritiva, tendo o questionário estruturado, cujas perguntas foram adaptadas a partir do modelo proposto por Quesci (2007), aplicada para 59 colaboradores avaliando o processo de comunicação em suas instituições, utilizando-se da escala Likert para analisar os dados coletados a partir da ferramenta Google Formulário. A pesquisa evidenciou processos suficientes quanto aos métodos de comunicação utilizada nas escolas, e que os colaboradores têm domínio quanto a prática de suas funções, denotando poucos impedimentos quanto ao encaminhamento do público externo para o recebimento de alguma informação. 

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Publicado

2018-12-10

Edição

Secção

Relatos de Pesquisa