ANÁLISE DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS DE DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM DE FÓSSEIS NO MUSEU DE PALEONTOLOGIA DE SANTANA DO CARIRI, CEARÁ-BRASIL

Authors

  • Felício Albuquerque Oliveira
  • Alyne Leite de Oliveira
  • Hudson Josino Viana
  • Antonio Raniel Silva Lima
  • Tharsis Cidália de Sá Barreto Diaz Alencar
  • Antoniel dos Santos Gomes Filho Faculdade Vale do Salgado

Keywords:

Logística. Distribuição. Armazenagem. Fósseis.

Abstract

Tendo em vista a necessidade do gerenciamento dos recursos organizacionais, percebe-se a necessidade de processos logísticos eficazes, de forma a manter esses recursos duráveis e dentro da perspectiva do cliente. O produto que gira na cadeia logística se apresenta de diversas formas, desde o insumo até o produto acabado, perecível ou não. Diante do contexto apresentado, este trabalho se propõe a discutir sobre a importância dos processos logísticos de distribuição e armazenagem dos fósseis no museu de Paleontologia de Santana do Cariri. Para tanto se fez necessário uma pesquisa sobre a coleta e resgate de fósseis, sua logística até chegar ao destino final e sua conservação e seu armazenamento. O estudo delineou-se a partir de uma pesquisa bibliográfica para embasamento teórico acerca do assunto, posteriormente realizou-se uma pesquisa de campo estudando o objeto de pesquisa mencionado anteriormente. O instrumento de coleta utilizado foi uma entrevista semiestruturada, direcionada aos envolvidos direta ou indiretamente no processo em análise. Pôde-se observar que o museu é o “cenário” final de exposição do patrimônio em questão e que por traz deste cenário se faz necessária uma gama de atividades por parte dos envolvidos para que haja a garantia de ter o “produto” no tempo certo, na quantidade e qualidade desejadas, sem que se hajam prejuízos. Gerenciar esse processo faz parte da rotina diária dos envolvidos na atividade, porém sem o foco pré-determinado pela área de gestão e sim, apenas, como uma atividade empírica, ainda que percebida por aqueles de detém o conhecimento da área.

Author Biography

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Faculdade Vale do Salgado

Editor-chefe da Revista Encontros Científicos FVS. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Faculdade Vale do Salgado (FVS). Coordenador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos Organizacionais e do Trabalho (LIEOT-FVS).

References

AZEVEDO, E. C.; SOUZA, J. C. A importância da gestão de estoques. 2017. Disponível em: <http://www.ietec.com.br/imprensa/a-importancia-da-gestao-de-estoques> Acesso em: 02 abr. 2017.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. Rio Grande do Sul: Bookman, 2006.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2009.

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D.; COOPER, D. Gestão da cadeia de suprimentos e logística. Rio de janeiro: Elsevier, 2007.

BOWERSOX, D. J.; DAUGHERTY, P. J. Logistical excellence : it's not business as usual. Digital Press, 1992.

FAWCETT, S. E.; CLINTON, S. R. Enhancing logistics performance to improve the competitiveness of manufaturing organizations: a triad perspective. Production and Inventory Management Journal, p 40-46, First Quarter, 1996.

FIGUEIREDO, K. F; FLEURY, P. F; WANKE, P. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento do fluxo de produtos e dos recursos. São Paulo: Atlas, 2003.

HUEDA, M. A. As concepções evolutivas no Vestiges of the naturaç history of creation (1844) de Robert Chambers e a proposta de Lamark: um estudo comparativo. Dissertação (Mestrado em História das Ciências) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006.

LAMBERT, D. M. et al. Supply chain management: implementation issues and research opportunities. International Journal of Logistics Management, London, v. 9, p. 1-20, 1998.

LUDOVIDO, N. Logística internacional: um enfoque em comercio exterior. São Paulo: Saraiva, 2013.

MAIA, G. L; VIEIRA, F. G. D. Marketing Verde: Estratégias para produtos ambientalmente corretos. Revista de Administração Nobel, nº 03, p. 21-32, jan./jun.2004.

MANZINI, E. J. Entrevista Semi-Estruturada: análise de objetivos e roteiros. In: Seminário Internacional sobre pesquisa e estudos qualitativos. 2, 2004. Bauru. A pesquisa qualitativa em debate. Anais... Bauru USC, 2004.

MATHIAS, Paulo. O surgimento da logística, e a logística no Brasil. 2011. Disponível em: <http://logisticagerenciada.blogspot.com.br>. Acesso em: 08 mar. 2017.

MOURA, R. A. Sistemas e técnicas de movimentação e armazenagem de materiais. 5 ed. São Paulo: IMAM, 2005.

NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

SANTOS, C. C. C. R. Logística Interna de Movimentação e Armazenagem de materiais. 2005. Disponível em: <http://www.dep.uem.br/tcc/arquivos/TG-EP-15-05.pdf > Acesso em: 08 mar. 2017.

SARAIVA, A. A. F. et al. Concentração calcarias da formação Santana, bacia do Araripe uma proposta de classificação. Estudos Geológicos[UFPE], Recife, n. 17, v.1, p.40-57, 2014.

TRIVIÑOS, A. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VIANA, J. J. Administração de Materiais. São Paulo: Atlas, 2000.

VILAS BOAS, M. P. Património paleontológico do Geopark Araripe (Ceará, Brasil): análise e propostas de conservação. Dissertação (Mestrado em Património Geológico e Geoconservação). Universidade do Minho, Braga-Portugal, 2012.

Published

2018-12-10

Issue

Section

Relatos de Pesquisa