O FILME “O QUARTO DE JACK’’ UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISTA

Autores

  • Laíce Palácio De Oliveira UNIVS
  • Sandra Mary Duarte UNIVS
  • Lielton Maia Silva UNIVS

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Estágio Pré-operatório, Piaget

Resumo

O desenvolvimento humano é processual e ininterrupto. Através do filme “O quarto de Jack”, averiguamos o desenvolvimento físico, psíquico e social do protagonista, levando em consideração o ambiente no qual ele estava inserido desde o seu nascimento, um espaço onde estava restrito ao único contato com sua mãe. Por Jack ter vivido em um ambiente fechado e pequeno, tendo suas experiências restritas desde o parto até os cinco anos de idade, achamos interessante analisar seu desenvolvimento. Dessa forma, o presente trabalho irá apresentar o processo do desenvolvimento de Jack, observando como ele se desenvolveu ao viver em um ambiente limitado. A pesquisa possui delineamento documental de caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, comparamos as cenas do filme O quarto de Jack com as teorias apresentadas no trabalho. As informações serão obtidas a partir do próprio filme, com as falas e ações do personagem Jack, que nos proporcionarão as informações buscadas. O filme por sua vez é levemente inspirado no caso real revelado em 2008, que repercutiu internacionalmente, onde uma jovem austríaca foi mantida em cativeiro, e era abusada sexualmente pelo sequestrador. No trabalho mostramos as fases do desenvolvimento humano infantil, estruturando seu arcabouço teórico nas ideias e pesquisas de Piaget. Concluímos tendo a certeza que muito se tem ainda que se estudar sobre o tema, mas temos a esperança que esta pesquisa venha de alguma forma colaborar com educadores para a compreensão do processo de formação das crianças na fase pré-operatória.

Referências

ALVES, Fátima. Psicomotricidade corpo ação e emoção. Rio de Janeiro: Wak editora, 2012.

BAUER, Martin W. e GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13ª. Edição, Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

BERGER, Kathleen. O desenvolvimento da pessoa da infância a terceira idade. Rio de Janeiro. 5° ed. 2016.

BOCK, Ana. FURTADO, Odair, Teixeira. Uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo. Saraiva. 2008.

CAMPOS. M. S. Dinah. Psicologia e desenvolvimento humano. Petrópolis, RJ. Vozes, 2011.

CAVICCHIA, Durlei de Carvalho. O desenvolvimento da criança nos primeiros anos de

vida. IN Caderno de Formação: Formação de Professores Educação Infantil-Princípios e Fundamentos, v. 1, p. 13-27, 2010.

DAVIDOFF, LINDA L. Introdução á psicologia: Terceira edição: São Paulo. Pearson Makron Books, 2001.

FONSECA, Vitor. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre. Artmed, 2008.

GIL, Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, ATLAS, 2010.

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI. Marina. Metodologia Cientifica. 7. ed. – São Paulo: Atlas, 2017.

MARTORELL, Gabriela. O desenvolvimento da criança: do nascimento a adolescência. Porto Alegre, AMGH, 2014.

PAPALIA, Daiane. FELDMAN, Ruth. D. Desenvolvimento humano. Porto Alegre. Artmed. 2013.

PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro. Forense Universitária. 25° ed. 2016.

SÁNCHEZ, Pilar, MARTÍNEZ, Marta, PEÑALVER, Iolanda. A psicomotricidade na educação infantil; uma prática preventiva e educativa. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SHAFFER, David. R, KIPP, Katherine. Psicologia do desenvolvimento infância e adolescência. São Paulo, 8° ed, Cengage, 2012.

SHAUGHNESSY, John. J, ZECHMEISTER, Eugene. B, Jeanne. S. ZECHMEISTER.

Metodologia de pesquisa em Psicologia. Porto Alegre: AMGH, 2012.

SILVEIRA, E. A.A Importância da Afetividade na Aprendizagem Escolar: O Afeto na Relação Aluno-Professor. Psicologado, 2014. Disponível em: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/a-importancia-da-afetividade-na- aprendizagem-escolar-o-afeto-na-relacao-aluno-professor. Acessado em: 17 março. 2020.

TIERNO, Bernabé. A psicologia da criança e seu desenvolvimento. São Paulo: Paulos, 2007.

TOURRETTE, Catherine, GUIDETTI, Michele. Introdução à psicologia do desenvolvimento. Do nascimento a adolescência. Petrópolis, RJ. Vozes, 2009.

TREVISO, Vanessa Cristina, ALMEIDA, Luis. O conhecimento em Jean Piaget e a educação escolar. 2014.

Publicado

2020-09-14

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa